microagulhamento
Variedade

Microagulhamento: Você já ouviu falar em tratamento com agulhas para os sinais de envelhecimento do rosto? Bom, se você pensou em “botox”, não é sobre isso que estou falando desta vez.

Hoje vamos conhecer sobre o microagulhamento ou melhor, Indução Percutânea de Colágeno com Agulhas (IPCA). Este tratamento com agulhas é uma tendência mundial e vem sendo muito empregado no envelhecimento da pele, correção de cicatrizes, estrias, flacidez e muitas outras indicações.

Em 2006, foi descoberta acidentalmente e desenvolvida a terapia de indução percutânea de colágeno com agulhas ou microagulhamento.

O estímulo a produção de colágeno pela pele é muito utilizado para o tratamento de rugas, envelhecimento, flacidez, melhorar a textura, brilho e coloração da pele. Porém, até 2006 isso era conseguido somente  através de peelings, lasers ablativos e outros procedimentos.

Atualmente, na busca de um tempo de recuperação mais curto no pós procedimento e um risco diminuído de complicações nota-se uma tendência à indicação de procedimentos menos invasivos isolados ou em associação. O microagulhamento traz a  proposta de um estímulo na produção de colágeno, sem provocar remoção total da epiderme observada nas técnicas ablativas.

Esse processo além de uma recuperação muito rápida e sem traumas aparentes na pele leva a liberação de fatores de crescimento que estimulam a formação de colágeno e elastina na derme (que são as principais substâncias responsáveis pela firmeza na pele e formação de rugas) e com isso há estímulo à formação de novos capilares na derme. Após 5 dias da lesão uma matriz com fibroblastos é formada e são eles que produzem o colágeno que permanecerá por 5 a 7 anos enrijecendo a pele.

Em uma biópsia feita após o microagulhamento mostrou que a pele torna-se mais espessa, havendo aumento superior a 400% em deposição de colágeno e elastina.

Sabe-se que quando envelhecemos, perdemos 1% ao ano de colágeno. E essa perda se intensifica após os 50 anos que pode chegar a uma degradação de mais de 2% ao ano. Isso prejudica e muito a elasticidade e firmeza da pele deixando-a fina, flácida, mais seca e muito mais sensível a exposição solar.  Deve ser feita no mínimo de 3 sessões com intervalos de 30 a 60 dias entre elas. E uma manutenção de 1 sessão ao ano.

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Latest Comments

Nenhum comentário para mostrar.